Criar um Site Grátis Fantástico
Propaganda no browser como remover spam
Propaganda no browser como remover spam

O Sponsorship é um tipo de vírus que exibe janelas pop-ups com propagandas e oferece a instalação de programas, fazendo com que o criador do malware ganhe dinheiro com a exibição de banners e links de referência. A praga também contamina os navegadores instalados no computador da vítima, alterando a página inicial, buscador padrão e instando barras de ferramentas. Se seu computador está contaminado com o Sponsorship, siga os passos abaixo e veja como removê-lo.

Limpando o Internet Explorer

Passo 1. No canto superior direito da janela do Internet Explorer, clique sobre o menu “Ferramentas” – ou pressione o atalho “Alt + X” – e clique em “Gerenciar Complementos”;

Acessando configurações de complementos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando configurações de complementos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em “Barra de Ferramentas e Extensões”, desative todas as extensões e barras de ferramentas que julgar suspeitas;

Desativando barras de ferramentas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desativando barras de ferramentas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Abra a guia “Provedores de Pesquisa”, selecione o “Bing” (ou outro buscador de sua confiança) e clique em “Definir como padrão”;

Alterando buscador padrão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando buscador padrão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Feche a janela “Gerenciar Complementos”. De volta ao IE, clique novamente no menu “Ferramentas” e vá em “Opções da Internet”;

Abrindo configurações do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo configurações do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Na aba “Geral”, entre com um site de sua preferência em “Home page” e clique em “OK”;

Alterando página inicial (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando página inicial (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Limpando o Chrome

Passo 6. No canto superior direito da janela, clique no botão “Personalizar e controlar o Google Chrome” e vá em “Configurações”;

Acessando configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Em “Pesquisa”, selecione o Google ou um outro buscador confiável para defini-lo como padrão;

Alterando buscador padrão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando buscador padrão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Em inicialização, caso a última opção esteja ativada, clique em “Configurar páginas”;

Alterando página inicial do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando página inicial do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Digite um site de sua preferência para torná-lo sua página inicial e remova qualquer outro link suspeito;

Alterando página inicial do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando página inicial do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Clique em “Extensões” e remova qualquer extensão ou aplicativo suspeito ou que você não se lembra de ter instalado;

Desinstalando extensões no Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desinstalando extensões no Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desinstalando o Sponsorship

Passo 11. Acesse o “Painel de Controle” do Windows e clique em “Desinstalar um programa”;

Painel de controle do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Painel de controle do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Localize o programa chamado “Sponsorship” e clique em “Desinstalar”;

Desinstalando um programa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desinstalando um programa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. Reinicie o computador para verificar se o malware foi desinstalado. Caso o problema persista, a removação deverá ser manual;

Apagando arquivos manualmente

Passo 14.  Pressione “WinKey (tecla com a bandeira do Windows) + R” e entre com o comando “%Programfiles%” (sem as aspas);

Executando comando (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Executando comando (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 15. Na janela do Windows Explorer que deve ser aberta, localize os arquivos de instalação do Sponsorship e apague-os;

Excluindo programa manualmente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Excluindo programa manualmente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 16. Pressione “WinKey + R” novamente e verifique as seguintes pastas: “%AppData%” e “%AllUsersProfile%” (sem aspas). Caso encontre alguma pasta ou referência ao Sponsorship, apague.

O Sponsorship é relativamente simples de ser removido, mas podem haver variações mais complexas. Portanto, ainda é recomendado atualizar o anti-vírus e realizar uma verificação completa em todo o HD.

 

1°- Malicious Software Removal Tool - Microsoft

2º - Instala o Adblock Plus no seu navegador.

3°- Use o AdwCleaner para remover pragas.

 

Como remover o redirecionamento do Chrome

O vírus de redirecionamento do Google Chrome lhe leva até sites aleatórios contendo malware quando clica em resultados de buscas no Google. Esse vírus edita seu arquivo HOST do Windows, que instala endereços IP com os nomes de domínios sendo acessados. É preciso remover as edições para resolver o problema manualmente. Você pode evitar que seu computador pegue esse vírus ao instalar um antivírus com definições atualizadas.

Instruções

 

  1. 1

    Faça login no seu computador como Administrador, pois apenas esse perfil pode editar o arquivo HOST.

  2. 2

    Clique em 'Iniciar' no Windows, e selecione 'Computador'. Dê um clique duplo no drive 'C', e faça o mesmo em 'Windows', 'System32' e 'Drivers'. Apenas alguns arquivos estarão localizados nesse diretório. Procure o arquivo HOST. Ele não possui extensão.

  3. 3

    Clique com o botão direito no arquivo HOST e selecione 'Abrir com', escolhendo a opção 'Bloco de Notas' para abrir esse arquivo no seu editor.

  4. 4

    Delete todas as entradas de host, com exceção de 'localhost' no topo, com o IP 127.0.0.1. Essa configuração é a usada pelo seu próprio computador. Depois de deletar as outras entradas, pressione as teclas 'Ctrl' e 'S' para salvar as mudanças.

  5. 5

    Reinicie o seu computador. Quando ele tiver sido reiniciado, passe o seu antivírus para procurar por quaisquer resquícios do malware.

    by: Joaquim da Costa